Skip to content

Cuidados de Manutenção

Apesar das características ímpares de resistência e durabilidade do alumínio, recomendam-se alguns cuidados para que os materiais se mantenham 100% funcionais e a estética preservada. Assim, recomenda-se a limpeza regular devendo considerar-se, em média, entre 2 a 3 vezes por ano, utilizando uma esponja suave, água quente e um sabão líquido com PH neutro. Para finalizar, deve ser passada água limpa e um pano absorvente.

Em zonas próximas de indústrias químicas ou do mar, recomenda-se este processo de limpeza uma vez por mês, no mínimo, para evitar as manchas de sal ou outros materiais corrosivos.

Para limpeza dos rails, sugere-se a aspiração. Em caso algum, devem ser utilizados objetos cortantes ou perfurantes a locais de difícil acesso.

Deve ser assegurada manutenção de todos os mecanismos (fechaduras, cremonas, acessórios) através de lubrificação com aplicador ou pincel.

No caso das janelas de correr, não é necessária a colocação de óleo, uma vez que já se encontram lubrificadas.

Em caso de obras, proteja as suas caixilharias com uma fita protetora removendo-as apenas no final. Materiais ácidos, cimento, tinta ou gesso, entre outros podem ser impossíveis de remover sem danificar as superfícies.

Finalmente, as peças estragadas ou que apresentem desgaste devem ser substituídas para manter funcionalidade e eficiência do sistema.

 

 

Limpeza

Recomenda-se a limpeza regular, em média, entre 2 a 3 vezes por ano, utilizando uma esponja suave, água morna e sabão líquido com PH neutro. Para finalizar, deve ser passada água limpa e um pano absorvente. Em zonas próximas de indústrias químicas ou do mar, recomenda-se este processo de limpeza uma vez por mês, no mínimo, para evitar as manchas de sal ou outros materiais corrosivos.
Para limpeza dos rails, sugere-se a aspiração.

Lubrificação

Deve ser assegurada a manutenção de todos os mecanismos e ferragens. Sempre que necessário, dobradiças, fechaduras, cremonas, roldanas, deslizamento de folhas e outros acessórios devem ser lubrificados, com óleo fino, utilizando aplicador ou pincel e assegurando remoção do excesso com um pano seco. Assim, os cuidados de lubrificação aplicar-se-ão em sistemas de abrir e sistemas de correr.

Proteção

Em caso de obras, as caixilharias e outras estruturas em alumínio deverão ser protegidos com uma fita protetora, a remover apenas no final da intervenção. Os materiais ácidos, cimento, tinta ou gesso, entre outros podem ser impossíveis de remover sem danificar as superfícies. Caso estes materiais entrem em contacto com o alumínio deve-se procurar a sua remoção imediata aplicando os cuidados de limpeza já referidos.

Substituição de Peças

Apesar das características ímpares de resistência e durabilidade do alumínio, e dos cuidados regulares para que os materiais se mantenham 100% funcionais e a estética preservada, peças estragadas ou que apresentem devem ser substituídas para manter a funcionalidade, desempenho e eficiência do sistema.